Agora que já sabem a diferença entre pele seca e desidratada, vamos falar da rotina para a pele desidratada. Como disse no último artigo, a pele desidratada é considerada uma condição de pele, pelo que vou mencionar deve ser adaptado ao tipo de pele, seja ela seca, oleosa ou mista. Para minimizar a desidratação cutânea existem alguns hábitos que devemos evitar e outros que devemos adquirir.
Rotina para pele desidratada
Hábitos a evitar e a adquirir
Na rotina para pele desidratada é importante perceber o que estamos a fazer mal e tentar evitar alguns hábitos. Por outro lado, existem algumas práticas que poderão ajudar a colmatar a desidratação cutânea.
- evitar banhos quentes e prolongados
- limitar a exfoliação a 1-2x por semana
- optar por agentes de limpeza suaves
- incluir humectantes na rotina da pele, sejam eles glicerina, sorbitol, ureia ou ácido hialurónico
- evitar exposição solar em demasia
- usar máscaras 1-2x por semana
- aplicar o hidratante quando a pele está ainda húmida (depois de secar um pouco com a toalha)
Limpeza suave
A limpeza suave deve ser considerada uma prioridade quando se tem a pele desidratada. São exemplos os produtos com indicações “gentle” “suave” e uma lista de ingredientes curta. Eu, tendo a pele seca e desidratada, sou cada vez mais fã de produtos que promovam uma limpeza suave. Ficam as sugestões:

Cerave Foaming Facial Cleanser – Cerave é um produto de limpeza que contém ácido hialurónico, niacinamida e ceramidas. Excelente para as peles mistas a oleosas com sinais de desidratação.
Dr. Sam’s Flawless Cleanser – Um dos meus produtos favoritos de 2019. É um gel muito suave, que não faz espuma e remove eficazmente a maquilhagem e protetor solar.
COSRX Low pH Good Morning Gel Cleanser – Um gel que remove eficaz e suavemente as impurezas da pele. Contém 0,5% de BHA, o que o torna perfeitamente apto numa rotina para pele desidratada e sensível.
Tónicos e brumas hidratantes
Os tónicos são produtos sempre sob muita controvérsia, com pouco consenso quanto à sua utilidade. Umas pessoas adoram-nos, outros consideram-nos completamente dispensáveis. MAS, de uma maneira geral, são bastante confortáveis e bem-vindos numa rotina para pele desidratada.

Hadalabo Gokujyun Premium Solution – Tem como ingredientes principais ácido hialurónico e ureia e é indicado para todos os tipos de pele que estejam desidratadas. O ácido hialurónico, em 5 pesos moleculares que permitirá não só criar uma barreira de retenção de água como penetrar mais profundamente na pele para conferir ainda mais hidratação.
La Roche Posay Toleriane Ultra 8 concentrado hidratante – Um concentrado em formato spray, indicado para as peles sensíveis. Contém, claro água termal, ingredientes humectanets (glicerina) mas também calmantes (alantoína). O formato em spray permite que seja usado como tónico depois da limpeza, bem como bruma para repor a hidratação ao longo do dia.
Institut Esthederm Eau cellulaire Bruma – Indicado para as peles maduras, contém ácido hialurónico, carnosina (antioxidante) e hipotaurina (energizante), permite repor a hidratação ao longo do dia.
Séruns hidratantes e óleos
Um sérum hidratante (i.e. que contenha humectantes) é muito provavelmente o must-have para a rotina da pele desidratada. Uma vez que um sérum, à partida, não contém produtos de ação oclusiva, o uso dos mesmos é transversal, tanto a peles secas, oleosas ou mistas. Posto isto, a sua escolha poderá recair no conforto que cada pessoa sente com o seu uso. Aqui ficam alguns exemplos:

Skinceuticals Phytocorrective – O meu sérum de eleição para pele desidratada e sensível. Foi o sérum com o qual senti a pele mais hidratada até agora. Contém extracto de pepino e tomilho como ingredientes calmantes e ácido hialurónico, claro! O preço não é o mais acessível mas para quem sente a pele extremamente sensibilizada (com vermelhidão, ardor) e desidratada é uma excelente opção.
NIOD Modulating Glucosides (review aqui)– Um sérum especialmente indicado para pele sensível e com rosácea. Bastante rico em ingredientes reparadores, é um excelente tratamento para quem tem a pele seca e desidratada.
Dr. Ceuracle Royal Vita Propolis Ampoule (na Suíça encontram aqui)- Ampola especialmente direcionada a peles irritadas com tendência acneíca. Como ingredientes chaves podemos contar com Niacinamida, Extracto de Propolis e Geleia Real. A pele fica apaziguada hidratada.
Cremes hidratantes
Um creme hidratante poderá conter mais ou menos agentes oclusivos/emolientes, ser mais rico ou mais leve e por isso nem todos os cremes serão adequados a todos os tipos de pele. Ficam exemplos, consoante o tipo de pele.

Este hidratante em gel, combina propriedades de um creme e um sérum. Tal como o resto da linha, rico em ácido hialurónico, hidrata e preenche muito intensamente a pele, deixando a pele muito suave.
The Ordinary Natural Moisturising Factors + HA – Não gorduroso, para peles mistas a secas. O ácido hialurónico de peso molecular e a glicerina melhoram a desidratação, enquanto os aminoácidos e ácidos gordos essenciais restauram a camada lípidica para uma melhor retenção de água. .
Clinique Moisture Surge – Um hidratante indicado para todos os tipos de peles. Tem uma tecnologia que ativa a “bomba iónica” natural da pele (aquaporinas), que permite à pele criar a sua própria reserva de hidratação.
Klairs Fundamentals Water Gel Cream – Especificamente formulado para peles mistas e irritadas, que se encontram desidratadas. Com Pantenol e extracto de chá verde, tem eficácia comprovada a melhoria da perda de água transepidérmica.
Máscaras hidratantes
As máscaras são consideradas um tratamento express, não substituindo de todo os produtos acima referidos. São no entanto muito úteis para um alívio rápido, especialmente quando a pele está a descamar, com prurido ou vermelhidão por estar tão desidratada (um cenário frequente depois do verão). Muitas das opções que apresento são obviamente do mundo da cosmética coreana, onde as máscaras são um must!

COSRX Moisture Up Pad – Tratamento diário de todos os tipos de pele com sinais de desidratação. Trata-se de algodões embebidos numa solução contendo extracto de própolis, ácido hialurónico e salicilato de betaína (BHA) que podem ser usados diariamente, como tónico esfoliante e hidratante. Basta passar o algodão pelo rosto todo e a hidratação é imediata. Eu tenho e adoro!
Laneige Water Sleeping Mask – As máscaras de noite são uma boa opção para alívio da pele desidratada. E esta é já bastante conhecida da cosmética coreana. Trata-se de uma máscara com textura em gel com água água mineral hidro-ionizada que confere uma hidratação durante a noite, excelente para todos os tipos de pele.
The INKEY List Ceramide Night Treatment – Com 3% de uma mistura de ceramidas e 2% de complexo de ácido hialurónico torna este produto uma excelente opção de tratamento noturno para peles secas e desidratadas.
COSRX Ultimate Moisturizer Honey Overnight Mask – Mais uma opção para um tratamento durante a noite, desta vez para peles oleosas. Contém 87,26% de extrato de própolis e cera de abelha natural para acalmar a pele irritada e desidratada, que acontece muitas vezes com tratamento para acne.
Fotografia: Yellow Savages (@yellowsavages)
Este post contém links de programas de afiliados, o que significa que recebo uma pequena comissão ao comprarem através do link. No entanto, o post não é pago e os produtos são exclusivamente escolhidos por mim, com base no meu conhecimento e formação.
Gente isso funciona mesmo 🙂
Ótimas sugestões 👌
Obrigada Fabiana 😁
Olá.
Tenho 48anos a pele seca nas bochechas,
Aliás para além de seca(está a escamar) tem manchas. Na parte do nariz testa e queixo é uma pele mais oleosa. Que serum me recomenda?
Obrigada pela atenção!
Olá Maria! Antes de aconselhar o que quer que seja é preciso perceber qual a rotina que está a fazer e quão sensível é a tua pele. Sente alguma comichão, vermelhidão? Estando a “escamar” é bem provável que esteja bastante irritada. De qualquer das formas o Toleriane Sensitive creme da La Roche Posay poderá ser um bom aliado para colmatar a pele seca.