Sendo Junho o mês de consciencialização da acne, achei interessante falar sobre esta doença que tem um grande impacto a nível psicológico tanto em adolescentes como em adultos.

Vai ser um post bastante breve para este tópico, uma vez que a acne é um problema bastante complexo, sendo que em situações mais graves, a ida ao médico e a ajuda de medicamentos de prescrição são inevitáveis. Neste post, falo-vos dos tipos acne, causas e qual a abordagem dermocosmética a fazer, com alguns exemplos.

A acne é uma dermatose inflamatória das unidades pilossebáceas (o conjunto composto por pelo e glândula sebácea), que se manifesta predominantemente na face, pescoço, peito, ombros e costas, onde existe um maior numero de glândulas sebáceas. Afeta mais de 80% dos adolescentes (13-19 anos) e apesar de ser mais severo nos homens, é mais prolongado nas mulheres. Pode também estar presente no adulto, ao qual se chama “acne tardio”. 

Causas

Fatores hormonais: o aumento da testosterona, em maior quantidade nos homens mas também nas mulheres, durante a adolescência. A testosterona estimula a produção de sebo através da sua conversão em dihidrotestosterona (DHT). Por outro lado, nas mulheres, o aumento da hormona LH é responsável por uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas.

Factores genéticos: a hiperatividade da enzima 5-alfa redutase que vai desencadear uma maior produção de DHT e por sua vez, de sebo.

Factores ambientais: com o calor e humidade ocorre uma maior expulsão do sebo, não só por causa do suor mas tanbém porque o sebo fica mais líquido. A verdade é que, quando me mudei para Macau, onde a humidade “rebenta com a escala” (ia jurar que há dias com mais de 100% de humidade) e as temperaturas rondam os 35ºC, tive algum acne nos primeiros meses.

Factores emocionais: O aumento da adrenalina e cortisol, num episódio ou período mais stressante, também está associado a uma maior producção de sebo

Cosméticos comedogénicos ou à base de óleo: Os cosméticos cosmedogénicos podem causar obstrução das glândulas pilossebáceas, impedindo a expulsão do acne e originando os comedões.

Desenvolvimento

O desevolvimento da acne decorre em 3 fases:

  1. Hiperseborreia: produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas que, tal como referido, pode ser desencadeado por fatores hormonais (comum na puberdade, menstruação, gravidez,…), genéticos (hiperatividade da enzima 5-alfa-redutase) ou ambientais.
  2. Hiperqueratinização: As células da camada córnea multiplicam-se para evitar que haja mais expulsão de sebo. As camadas de células obstruem o canal levando à acumulação do sebo na glândula, dando-se a formação do comedão. Os comedões por sua vez podem ser abertos (sebo está em contacto com o exterior e oxida, ficando preto, o que se chama de “pontos pretos”); fechados (o sebo não está em contacto com o exterior, o poro está completamente fechado)
  3. Inflamação: Acumulação de sebo dentro das glândulas torna o meio propício ao desenvolvimento bacteriano e fúngico, levando à formação de lesões inflamatórias, chamadas de pápulas e consequentemente pústulas, quistos e nódulos.

Tipos de acne

Acne inflamatória

O acne inflamatório é mais característico dos adolescentes e tem uma predominância de lesões inflamatórias (pápulas e pústulas), quistos ou nódulos.

Acne retencional

O acne retencional é caracterizado pelo aparecimento de comedões e pontos negros. A pele é rugosa ao toque e é mais frequente no acne tardio. Ao contrário do acne na adolescêcia, no adulto, as lesões tendem a aparecer na parte inferior da cara, nomeadamente no queixo.

Apesar destes tipos de acne distintos de acne, os dois podem ser observados em simultâneo, havendo o aparecimento de comedões fechados juntamente com pústulas ou pápulas.

Abordagem dermocosmética

Os produtos para acne devem ter uma ação seborreguladora, queratolítica, anti-infamatória e antimicrobiana, dependendo do tipo ou fase da acne.

Os ingredientes a procurar são os seguintes:

Seborreguladores

  • Niacinamida
  • BHA – ácido salicílico
  • Zinco
  • Argila
  • Retinóides
  • Licorice

Queratolíticos/Exfoliantes

  • BHA – ácido salicílico
  • AHA – ácido glicólido, ácido láctico, ácido mandélico 
  • PHA – gluconolactona e ácido lactobióico
  • Peróxido de benzoílo

Anti-inflamatórios e calmantes

  • Óxido de Zinco
  • Bisabolol
  • Pantenol
  • Glabridina

Antimicrobianos

  • Ácido azeláico
  • Óleo de melaleuca (Tea tree)
  • Peróxido de benzoílo
  • Piroctona Olamina

Limpeza

Independentemente do tipo de acne, a higiene é fundamental, sendo muito importante usar produtos adequados para evitar o efeito rebound (com maior produção de sebo). A higiene em pele acneíca deve ser suave e ter uma ação seborreguladora.

La Roche Posay Effaclar Cleanser – com pidolato de zinco como ação seborreguladora.

The Inkey List Salicylic Acid Cleanser – com ácido salicílico, zinco e alantoína como ação calmante. Adequado para acne retencional.

SVR Sebiaclear Gel Moussant – Com gluconolactona e ácido láctico como agentes queratolíticos e desincrustrantes

Cerave Foaming Facial Cleanser – gel muito suave, com ceramidas, niacinamida e ácido hialurónico como agente hidratante

Exfoliantes e Máscaras

Deixo-vos alguns exemplos de máscaras e exfoliantes adequados para pele acneíca. Podem ser usados 1 a 2 vezes por semana. Estes produtos podem ser tanto ser usados em acne inflamatória como retencional, sendo que os esxfoliantes à base de grão não são aconselhados na fase inflamatória, quando a pele está mais sensível.

Caudalie Purifying Mask – Com argila branca e zinco, máscara de textura pasta-argilosa que não deixa a pele ressequida. A ser aplicada em pele limpa e seca durante 10 minutos e remover com água. Para um tratamento localizado, pode ser aplicada uma pequena quantidade diretamente na área afetada antes de dormir. Pode ser usada tanto em acne retencional como em inflamatória.

Sesderma Salises Adstrognent Mask – Com ácido glicólico como exfoliante, zinco como agente calmante e caolina como hidratante. A ser aplicada em pele limpa e seca durante 10-15 minutos e remover com água. Ideal para a acne retencional.

Bioderma Sébium Gel Gommant – Um exfoliante de base mecânica, com microgrânulos esféricos e química, devido ao seu conteúdo em ácido salicílico e glicólico. Aplicar em pele molhada com movimentos circulares suaves, sem esfregar. Retirar com água. Não aconselhado em acne inflamatório por sensibilizar ainda mais a pele.

Pixi Glow Tonic – Um tónico com 5% de ácido glicólico para exfoliação química e aloe vera e ginseng com ações hidratantes e cicatrizastes . Aplicar no rosto todo com a ajuda de um algodão, sem enxaguar. Adequadotanto para acne retencional como inflamatória.

Séruns

Para quem procura um tratamento mais concentrado e/ou complementar deixo-vos alguns exemplos de séruns, tanto a usar em acne inflamatória como retencional. Podem ser usados diariamente, de manhã e/ou à noite.

SVR Sebiaclear Sérum – com 14% de Gluconolactona e 4% de Niacinamida. Adequado tanto para retencional como para inflamatória. Usar de manhã e à noite.

Sunday Riley U.F.O – com 1.5% de ácido salicílico, vai actuar principalmente nos comedões, sendo por isso adequado para acne retencional. Pode ser aplicado com uma massagem sobre a face toda ou misturar 3-4 gotas no hidrate diário.

Marti Derm Acniover Serum – Com extrato de flor de Lótus e Niacinamida, ambos com ação seborreguladora e anti-imperfeições. Usar de manhã e à noite.

Skinceuticals Blemish + Age Defense – uma combinação de ácidos que actuam tanto no tratamento dos comedões como na prevenção do envelhecimento cutâneo. Mais adequado em acne retencional/tardio.

Hidratantes

Acne inflamatória

Na acne inflamatória, opta-se por produtos com agentes queratolíticos, anti-inflamatórios e antimicrobianos.

La Roche Posay Effaclar Duo (+) – com niacinamida, ácido salicílico e piroctona lamina como agente antimicrobiano. Tem ainda proteção solar SPF 30.

Uriage Hyséac K18 – emulsão que combina BHA e AHA, licorice e piroctona olamina, para um tratamento muito completo da acne inflamatória.

Ducray Keracnyl PP – Com Mirtacina (extraído das bagas de Mirtilo) com efeito anti-inflamatório e que ajuda na prevenção da proliferação bacteriana. Bom como base de maquilhagem.

Cosrx Centella Blemish – um creme cuja base aquosa é da folha de centella asiatica e ainda com extracto de centella asiatica. É um creme ideal para quem está com a pele sensibilizada e/ou com pústulas inflamadas e pretende uma cicatrização correcta sem deixar marcas.

Acne retencional

Na acne retencional, opta-se por produtos com agentes queratolíticos, sendo que os retinóides também podem ser usados por terem uma ação seborreguladora e anti-idade.

La Roche Posay Effaclar K (+) – textura gel que combina LHA (microesfoliante) e Vitamina E, como antioxidante, prevenindo a formação de marcas e imperfeições.

Mesoestetic Acne One – com retinóide e extrato de serenoa repens, com regulação androgénea, que inibe a 5-alfa-redutase. Um creme com ação serborreguladora, esfoliante e despigmentante, prevenindo o aparecimento de marcas. Usar em conjunto com protetor solar SPF 50+.

Isdin Everclean – a linha da ISDIN indicada para acne tardio. Contém zinco, ácido salicílico, serenoa repens e niacinamida, como agentes seborreguladores, esfoliastes e que atuam na prevenção das manchas.

Tratamentos específicos e localizados

Nesta secção apresento-vos alguns exemplos de tratamento complementar e localizado.

Para quem tem a pele fragilizada, descamativa e seca devido, por exemplo, aos tratamentos orais com isotretinoína, o La Roche Posay Effaclar H e o Uriage Bariéderm cica-lips são produtos ideais para a face e lábios, respectivamente, sem aumentar o aparecimento de acne.

Quem procura tratamento localizado a fim de evitar recidivas, reduzir cicatrizes e melhorar o aspeto geral da pele, pode recorrer ao Neostrata SaliZinc Gel ou ao Votary Blemish Rescue Oil. Estes produtos contêm BHA e AHA e devem ser aplicados nas zonas afectadas 1-2 vezes por dia.

Caso não esteja a fazer tratamento oral retinóide prescrito e procura por uma ação não só seborreguladora como de anti-envelhecimento, o La Roche Posay Redermic R, com 0.2% de Retinol, é uma optima opção OTC para acne. No entanto, é muito importante usá-lo apenas à noite assim como complementar com proteção solar durante o dia, devido à fotosensibilidade que este ingrediente provoca.