Muito se ouve falar sobre antioxidantes: “rotina com antioxidantes”, “aplicar um sérum antixodiante”, “frutos vermelhos são ricos em antioxidantes”. Mas afinal o que é ser antioxidante? Porque é que a oxidação é má para a pele e outros órgãos? Que produtos são ou contêm antixodiantes? Existem outros antioxidantes para além da Vitamina C?
Radicais Livres e Antioxidantes: a Bioquímica
Os Radicais Livres
O nosso organismo funciona à base de processos bioquímicos a nível celular, que estão constantemente a ocorrer. Para que haja um equilíbrio bioquímico, o nível de radicais livres e de antioxidantes têm de estar equiparados.
Os Radicais livres são moléculas que têm um eletrão a menos e por isso são quimicamente instáveis e altamente reativas, desesperadas por roubar um electrão às moléculas estáveis. Exemplos de radicais livres são os aniões superóxido (O2-) e hidróxilo (OH-). Os radicais livres, por serem tão reativos vão “roubar” um electrão às moléculas estáveis das que estão por perto, tornado-se elas instáveis, indo, por sua vez, roubar um novo electrão a outra molécula. Como podem perceber, isto vai resultar numa cadeia reactiva de transferência de electrões, que pode afectar qualquer molécula.
A esta transferência de electrões chama-se oxidação-redução e por isso diz-se que os radicais livres vão oxidar as outras moléculas. Ou seja, num equilíbrio redox, os radicais livres que ganham o electrão ficam reduzidos enquanto os compostos antioxidantes ficam oxidados. Pode-se então facilmente perceber que os antixodiantes têm esse nome porque vão impedir a oxidação de outras moléculas por parte dos radicais livres.

Os Antioxidantes
Assim, os antioxidantes têm o papel de impedir a oxidação das outras moléculas pelos radicais livres, prevenindo por isso os danos mencionados acima. Exemplos de antioxidantes são (claro) a vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E (tocoferol), polifenóis (chá verde, flavenóides, resveratrol) e ainda enzimas reparadoras como proteases e superóxido dismutase. Estas moléculas têm a capacidade de doar um electrão aos radicais livres, atuando como agente redutor e neutralizando o radical livre. O antioxidante, ao perder o electrão, vai tornar-se também ele um radical mas menos reativo e instável.
O Stress Oxidativo
Quando os radicais livres produzidos são em maior número do que os antioxidantes naturais do organismo, vai ocorrer um desequilíbrio, levando ao stress oxidativo. Como consequência, moléculas importantes na bioquímica celular vão ser oxidadas pelos radicais livres, afectando, por exemplo, a produção e degradação do colagénio e elastina; as proteínas celulares; e até o DNA que se encontra no núcleo da célula.
A consequência deste processo desencadeado por radicais livres, a nível cutâneo, poderá resultar em manchas, perda de firmeza, rugas, inflamação ou mesmo cancro.
É de ressalvar que, ao contrário da ideia que passa muitas vezes, os radicais livres não são os “maus da fita”. Os radicais livres existem naturalmente no organismo, fazendo parte, do equilíbrio redox, tendo especial interesse para o sistema imunitário. No entanto, certos comportamentos (fumar, radiação UV,…) levam a um desequilíbrio, contribuindo para um excesso de radicais livres para os quais não há antioxidantes naturais suficientes. Disto resulta o stress oxidativo.
Os antioxidantes na cosmética
Existe uma grande variedade de ingredientes cosméticos com ação antioxidante.
Ao contrário do que se possa pensar não só de vitamina C vive a cosmética no que toca a antioxidantes. Existem muitos outros, igualmente interessantes, que poderão ser especialmente benéficos, quer em conjunto com a Vitamina C ou em sua substituição. As alternativas podem ser especialmente benéfics para quem tem pele sensível (uma vez que o pH baixo da formulação de produtos com ácido ascórbico poderá ser prejudicial).
Vitamina C

A vitamina C (na sua forma pura, ácido ascórbico) é um dos mais populares e potentes antioxidantes que se encontra atualmente nos produtos cosméticos. Encontrada na fruta (laranjas, limões), legumes (pimentos, bróocolos) e mesmo no fígado, é obtida essencialmente através da dieta, não sendo produzida pelo organismo humano. Conhecida por promover a síntese do colagénio e prevenir a sua degradação é um ingrediente que vai ajudar nas hiperpigmentações e rugas no geral.
A sua forma activa é o ácido ascórbico, mas sendo instável é muitas vezes substituído pelos seus derivados, sendo o 3-o-ethyl ascorbic acid um bom exemplo. Seja qual for a formulação, a vitamina C pode ser um óptimo aliado contra o envelhecimento cutâneo precoce.
Produtos:
Superóxido dismutase
Superóxido Dismutase (SOD) é na verdade uma enzima antioxidante (a terminologia “-ase” é indício de uma enzima). E o que é que isto quer dizer? Ora bem, é uma proteína cujo centro ativo vai encaixar precisamente no radical superóxido (O2-), impedindo-o de causar danos celulares. Além disso, alguns estudos indicam que a SOD promove a recuperação do eritema solar mais rapidamente do que outros antioxidantes conhecidos como a Vitamina E.

Produtos:
- NIOD Superoxide Dismutase Saccharide Mist (SDSM2)
- NIOD Survival 0
- Paula’s Choice Skin Balancing Ultra-Sheer Daily Defense Spf 30
Resveratrol

O resveratrol, apesar de ser mais conhecido pelas suas propriedades anti-carcinogénicas, nomeadamente em relação ao melanoma, tem vindo a ser bastante estudado em relação ao envelhecimento cutâneo por causas exógenas. Trata-se de um composto polifenol encontrado na pele da uva, vinho e groselha, o que na verdade poderá estar relacionado com a proteção contra os raios UV que estes frutos necessitam para se desenvolverem. Pensa-se que inibe a resposta inflamatória, prevenindo as espécies reactivas de oxigénio como o peróxido de hidrogénio de causarem os danos acima referidos.
Productos:
- The Ordinary Reserveratrol 3% + ferric Acid 3%
- Caudalie Resveratrol-Lift Instant Firming Serum
- Skinceuticals Resverarol BE
Coezima Q10
Também conhecida por ubiquinona, a coenzima Q10 é um elemento funcional na membrana das mitocôndrias celulares, fazendo parte da cadeia respiratória celular, uma cadeia redox essencial para a síntese de adenosina trifosfato (ATP). Trocando por míudos, a Coenzima Q10 é uma das moléculas responsáveis pela energia celular, onde a sua ação antioxidante é fundamental. O nome deve-se ao facto de ter 10 unidades de isopreno (5 carbonos) e é especialmente conhecida pelos produtos da Nivea.

Produtos:
- Creme de Noite Anti-Rugas Q10 Plus
- Eucerin Q10 Active
Ácido ferúlico

Normalmente numa fiel parceria com Vitamina C e Vitamina E (um famoso exemplo é o CE Ferulic da Skinceuticals), o ácido ferúlico é encontrado no trigo, grãos de café, coentros, espinafres, laranjas e outros vegetais e frutas. Pensa-se que tem uma ação específica contra três radicais: superóxido, óxido nítrico e hidróxido, para além de aumentar a estabilidade e promover a ação de outros dois antioxidantes famosos, a Vitamina C e E.
Produtos:
Silymarin
Um ingrediente relativamente novo na cosmética, Silimarina é um flavonóide encontrado no cardo-mariano (planta). Para além de promover a proteção natural da pele contra os raios UV (sem, claro, dispensar o protetor solar), parece também ter um efeito inibitório nas enzimas responsáveis pela degradação do colagénio.

Produtos: Skinceuticals Silymarin CF
Melatonina

A melatonina é a hormona produzida na glândula pineal, responsável por regular o nosso ciclo circadiano (sono). A melatonina apresenta igualmente ação antioxidante, prevenindo danos no DNA. O facto de existirem na nossa pele diversos receptores para esta hormona, torna-o num composto promissor no que toca a prevenção do envelhecimento cutâneo.
Produtos:
Extracto de chá verde
O extracto derivado do chá verde é bastante conhecido pela sua ação antioxidante. Isto deve-se pelo facto de ser rico em polifenóis (sendo o Epigallocatechin gallate o mais abundante) com propriedades antioxidantes largamente estudadas conhecidas. Normalmente, na lista de ingredientes é apresentado como Cameillia sinesis e para além de ação antioxidante é também um óptimo ingrediente apaziguante.

Produtos:
Este post contém links de programas de afiliados, o que significa que recebo uma pequena comissão ao comprarem através do link. No entanto, o post não é pago e os produtos são exclusivamente escolhidos por mim, com base no meu conhecimento e formação.
Deixe um comentário