Aqui na Ásia, nomeadamente em Macau, não há loja de cosméticos onde se entre que não tenha produtos com o nome “cica”. As embalagens têm normalmente as cores verde, branca e rosa e muitas vezes o símbolo de um tigre, associado ao seu ingrediente estrela (tiger grass ou erva tigre),
Os produtos “cica” são mais uma tendência da beleza coreana (K-beauty) que parece que veio para ficar. Vamos perceber o que são, o que fazem e porque são tão populares.
O que é “cica”?
Os produtos Cica têm como ingrediente chave a Centella asiatica, também conhecida por Tiger Grass ou Gotu Kola. O alvo principal dos produtos cica são as peles sensíveis e/ou sensibilizadas.
O aparecimento desta categoria de produtos cicatrizantes e reparadores está relacionado com a vida quotidiana actual, onde os dias são preenchidos por stress, radiação UV e dietas desequilibradas que afetam o estado da pele. Além disso, com toda a informação que nos chega sobre novas marcas e produtos, acabamos por muitas vezes submeter a pele a potenciais irritantes e comprometer a barreira cutânea.
Na verdade, o termo “cica” já era conhecido dos laboratórios franceses como La Roche Posay (linha cicaplast) e Avéne (linha cicalfate), assim como a Centella asiatica já era usada em marcas da Estée Lauder há vários anos, sem o termo “cica” na embalagem.
O que é Centella asiatica?
Centella asiatica é uma pequena planta que cresce em várias zonas, como India, Sri Lanka, China e África do Sul e que contém ingredientes conhecidos como terpenóides. De entre esses, os mais bem estudados e conhecidos pela sua atividade dermatológica e farmacêutica são o ácido asiático, ácido madecássico, asiaticoside e madecassoside. Estes ingredientes podem ser incluidos individualmente na sua forma pura ou em combinação como “Centella asiatica extract” (extracto de centella asiatica).

Benefícios
Na medicina tradicional asiática, esta erva é usada há séculos para tratamento de feridas, queimaduras, e como agente anti-inflamatório, principalmente no eczema.
Apesar de se ter tornado um ingrediente muito popular e adorado por todas as “skincare addicts” nos últimos anos, os estudos com Centella asiatica em pele humana são muito limitados. A maioria tem como modelo de estudo o rato, tendo sido demonstrado por exemplo a supressão de inflamação pelo ácido madecássico; o aumento da produção do colagénio pelo madecassoside, ásido madecássico e ácido asiático, levando a uma mais rápida cicatrização e maior firmeza da pele; e a prevenção de hiperpigmentação pelo madecassoside. Assim, a popularidade da Centella asiatica parece dever-se aos seguintes benefícios:
- Cicatrizante e anti-inflamatório
- Anti-envelhecimento
- Despigmentante
- Antioxidante
Para quem?
Os produtos com Centella asiatica ou os seus composto ativos são especialmente desenhados para peles sensíveis ou sensibilizadas. No entanto, qualquer pessoa que, nalgum momento, tenha necessidade de acalmar a pele, poderá beneficiar do uso dos produtos “cica”. Em situações de vermelhidão ou inflamação devido a mudanças climatéricas, de rotina, ou problemas como eczema ou rosácea, produtos com Centella asiatica poderão ajudar a recuperar a barreira cutânea e a saúde da pele. Ainda assim, é importante relembrar que, por não existirem dados suficientes em pele humana, o risco de alergia a este ingredientes e seus compostos não está completamente fora de cena.
Quais os produtos?
Aqui na Ásia, existem imensas opções em diferentes formulações e formas galénicas, de marcas como It’s skin, VT cosmetics ou Innisfree, entre outras.
No entanto, deixo-vos exemplos de produtos que sei que poderão encontrar facilmente em Portugal.

Dr. Jart Cicapair Tiger Grass Re-pair Serum – A linha cicapair da Dr. Jart tem extracto de centella asiatica e os quatro terpenóides adicionados em separdos, para além de ingredientes benéficos como a niacinamida. É optima a minimizar e camuflar vermelhidões e a acalmar a pele. Eu adoro usar este sérum e as máscaras Night Re.Pair naqueles dias em que sinto que a minha pele está um pouco sensibilizada.
La Roche Posay Cicaplast Baume B5 – Eu sou fã de Cicaplast muito antes sequer de ter ouvido falar de Centella asiatica. Este produto, que pode ser usado por toda a familia, contém madecassoside, entre outros ingredientes reparadores e calmantes.
COSRX Centella Blemish Cream – Creme com extrato e água de folha de Centella asiatica que ajuda a acalmar e a melhorar as lesões causadas pelo acne.
Dear, Klairs Midnight Blue Calming Cream – creme com extrato de Centella asiatica, indicado para peles acneícas
Bioderma Cicabio SPF50+ – Creme reparador e fotoestável, especialmente indicado para lesões expostas ao sol como tatuagens e cicatrizes. Contém ácido madecássico, asiaticoside e ácido asiático.
Referências
- Bylka W., Znajdek-Awizeń P., Studzińska-Sroka E., Brzezińska M. Centella asiatica in cosmetology. Postepy Dermatologii i Alergologii. 2013;30(1):46–49
- Ratz-Łyko A., Arct J., Pytkowska K. Moisturizing and antiinflammatory properties of cosmetic formulations containing Centella asiatica extract. Indian J. Pharm. Sci. 2016;78:27–33.
- Somboonwong J, Kankaisre M, Tantisira B, Tantisira MH. Wound healing activities of different extracts of Centella asiatica in incision and burn wound models: an experimental animal study. BMC Complement Altern Med. 2012 Jul 20; doi: 10.1186/1472-6882-12-103.
Deixe um comentário