Cuidar dos lábios parece bastante simples mas pelo que falo com algumas amigas, acaba por se revelar uma tarefa complicada. Ora sentem que o lip balm não hidrata o suficiente, ora sentem que não há nada que acabe com aquelas peles indesejadas e inestéticas. Não vou aqui afirmar que existe uma solução, um só produto milagroso que acabe com isso tudo.

A lógica é a mesma que a restante pele da cara/corpo. E para isso existem 3 fatores que poderão ajudar a ter e manter a pele dos lábios mais hidratada e suave: exfoliação, hidratação e oclusão.

Remover as peles com exfoliação

Para remover as peles tão inestéticas o melhor é fazer uma exfoliação da pele dos lábios. Pode parecer estranho, por estarmos a lidar com uma pele mais sensível, mas existem várias opções para exfoliar lábios sem os agredir. Tal como para o resto da cara, existem os exfoliantes físicos (os chamados “scrubs“) e os exfoliantes químicos ou hidroxiácidos

Os scrubs são fáceis de identificar por normalmente se apresentarem num frasco e terem a indicação de “exfoliante” ou “scrub“. Como exemplo temos o Lip Scrub da Lush (adoro o sabor bubble gum) ou o Erborian Scrub For Lips, que para além de exfoliar tem também propriedades calmantes, pelo seu conteúdo em centella asiatica, chá verde e camomila.

Quanto aos hidroxiácidos para a dita exfoliação química, normalmente encontram-se em forma de stick com outros ingredientes emolientes. Podem procurar por ácido mandélico, ácido láctico ou ácido salicílico. Alguns exemplos com ácido mandélico é o D’aveia Mandélico com 5% de ácido mandélico, o famoso Carmex original e Fresh Sugar Lip Wonder Drops com alfa-hidroxiácidos provenientes de uma mistura de açucar, extracto de flor de hibiscus e extracto de frutas

Manter a hidratação

Para conferir e manter a hidratação a pele dos lábios há que procurar por ingredientes humectantes, emolientes e oclusivos. Como já expliquei noutros posts os ingredientes humectantes atraem as moléculas de água, enquanto os ingredientes oclusivos formam uma barreira física que impede a evaporação da água para o exterior, mantendo deste modo a pele hidratada. Como humectantes, são exemplos o ácido hialurónico, glicerina, pantenol, propilenoglicol, ureia, amionácidos. Um óptimo exemplo onde encontrar ingredientes umectantes no cuidado labial é o ISDIN Teen Skin Rx Acniben Bálsamo Labial Reparador. Com pantenol, glicerina, ácido hialurónico e agentes calmantes é um excelente hidratante labial para quem sofre de lábios secos e/ou para quem está a seguir um tratamento anti-acne

Em termos de ingredientes emolientes e oclusivos podem procurar por cera de abelha, manteiga de cacau, manteiga de kaité, óleo mineral, parafina, lanolina, ceramidas, ácidos gordos. Estes são os ingredientes que mais facilmente se encontram em produtos para cuidado labial e por isso existem inúmeras opções no mercado. O Bariéderm Cica-Lévres da Uriage é já um produto habitual na minha carteira e ultimamente tenho usado (e adorado) o Curél Intensive Lip Care (encontra-se facilmente em Macau) e o Lanolips Lemonaid Lip Treatment. Outros exemplos são Creme de Lábios da DHC (online e em lojas físicas em Macau) e o tão famoso Lip Sleeping Mask da Laneige (também à venda na Sephora em Portugal). Todos estes são produtos óptimos para manter a hidratação labial à noite (não necessita dizer overnight ou night mask).

Dicas

  • Nem todos os produtos são criados da mesma maneira, por isso é importante olhar para a lista de ingredientes para perceber qual o melhor para o vosso caso. Os ingredientes principais apresentam-se no topo da lista. 
  • Exfoliar com exfoliantes físicos requer algum auto-controlo de maneira a não agredir os lábios. Atenção à pressão, e força com que se faz a exfoliação. O ideal é fazer movimentos circulares, leves e devagar.
  • Para um tratamento intensivo poderá ser útil usar um produto contendo hidroxiácidos 1x/dia e usar um produto rico em oclusivos, principalmente à noite. 
  • Caso nenhum produto resulte tentem perceber que hábitos estão a causar a desidratação da pele dos lábios. Comidas salgadas, álcool e aquecedores são alguns fatores que podem levar a uma situação de lábios secos. 
  • Produtos concentrados em oclusivos (o mais comum) têm um efeito barreira, pelo que são óptimos para evitar que outros produtos sejam aplicados por engano na pele dos lábios. Por exemplo, na rotina da noite, aplico normalmente o Bariéderm da Uriage antes de aplicar retinóides ou hidroxiácidos no resto da cara.
  • Quanto mais sólido e de aspeto ceroso é o produto mais rico será em ingredientes oclusivos. 

Fotografia 📸: Yellow Savages