O Discoloration Defense Serum era um sérum que já ambicionava experimentar desde que surgiu na Europa (em 2019, penso eu). Não por ter tendência para hiperpigmentação mas por ter não só a SkinCeuticals em grande consideração bem como pela promessa de um produto “anti-manchas” com um ingrediente relativamente novo na área da cosmética: o ácido tranexâmico.
Usei-o durante 5 meses (a diferentes ritmos) e sendo um produto pouco amigo às nossas carteiras, trouxe grandes expectativas. Aqui deixo-vos a minha experiência a fim de descobrirem se correspondeu com as expectativas 😏.
SkinCeuticals Discoloration Defense Serum
O que é e o que promete?
O Discoloration Defense Serum vem num frasco conta-gotas branco opaco com 30mL e custa cerca de 80€. Segundo a marca, o Discoloration Defense Serum é um sérum corretor de manchas, clinicamente comprovado na melhoria da visibilidade da hiperpigmentação, mesmo as mais persistentes, como marcas pós-acne e melasma. Formulado com 1,8% de ácido tranexâmico (a versão dos EUA tem 3%), 5% de niacinamida e 5% de HEPES, melhora a visibilidade da hiperpigmentação e uniformiza o tom da pele.
Trata-se portanto de um tratamento multifásico com uma combinação de ingredientes para atenuar as manchas, minimizando o seu reaparecimento de com o uso continuado do sérum. Segundo a marca, há 41% melhoria da visibilidade de manchas escuras do melasma.
O Discoloration Defense Serum pode ser usado como complemento diário de procedimentos profissionais para hiperpigmentação, como peelings químicos ou laser não abrasivo.
Lista de Ingredientes
Aqua / Water, Butylene Glycol, Niacinamide, Hydroxyethylpiperazine Ethane Sulfonic Acid, Glycerin, Hydroxyethyl Urea, Propylene Glycol, Tranexamic Acid, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Allantoin, Chlorphenesin, Xanthan Gum, Disodium Edta.
Como aplicar?
Aplicar 4-5 gotas de manhã e/ou à noite, sobre o rosto limpo e seco e antes do hidratante ou protetor solar.
Para quem?
Para todos os tipos de pele, especialmente para quem tem hiperpigmentações cutâneas, seja melasma ou hiperpigmentações pós inflamatória (manchas de acne).
A minha experiência
Comecei a usar este sérum a fim de minimizar algumas manchas pós inflamatórias (marcas de acne) que tinha.
Comprei-o em Abril deste anos e comecei a usá-lo em Julho 2-3 vezes por semana à noite, o que cheguei à conclusão ser um erro. Não sentia grande melhoria na uniformidade da tez nem das manchas, o que me fez desacreditar nas promessas acima descritas. No entanto, uma vez que a marca aconselha o uso diário e continuado, decidi mudar de estratégia. No final de Agosto passei a aplicá-lo todos os dias à noite e 2-3 vezes por semana igualmente de manhã. E, agora sim posso dizer que senti diferença!
O que menos gostei
A textura. É um sérum liquido, pouco ou nada viscoso, como se de água se tratasse. Isto requer algum controlo durante a aplicação para que não tenhamos produto a escorrer pelas mãos e a ser desperdiçado.

O que mais gostei
A eficácia rápida e visível ao fim de uma utilização persistente durante 3 semanas e o facto de não ter qualquer potencial sensibilizante.
O que promete vs. experiência
As hiperpigmentações pós-inflamatórias que tinha, que teimavam em não desaparecer, mesmo com a aplicação de Vitamina C, foram ficando cada vez menos visíveis, o que foi visível ao fim de 3 semanas de aplicá-lo de maneira mais assídua e continuada. Posso por isso dizer que cumpre com o que promete, algo ainda assim pouco comum em cosméticos correctores de manchas. Infelizmente, com este início atribulado, e sendo eu uma óptima influencer (not!), nem me lembrei de tirar fotos da pele para mostrar o antes o depois.
Notei também que a partir do momento em que comecei a usar o Melano CC Essence Premium (falo da versão não premium aqui), a uniformidade da tez e a correção das manchas foi ainda mais visível. Aconselho por isso em usá-lo em combinação com um sérum de Vitamina C para resultados mais rápidos.
Conclusão
Eficaz quando usado de forma correcta! Esta é a principal conclusão que tenho em relação à utilização deste sérum.
Prós
- Atenuar manchas pós-inflamatórias (cumpre com o que promete)
- Não sensibilizante
- Rápida absorção
Contras
- O preço pouco acessível
- Textura muito líquida
Onde comprar?
Na Skin, Lookfantastic, Sweetcare ou na Skin.
Deixe um comentário