Com todo o boom de cosmética coreana dos últimos anos, provavelmente já ouviu alguns destes nomes. Para as fãs de cosméticos muitos destes produtos já devem fazer parte da rotina, mas para os “leigos” é expectável não fazer a mínima de qual a diferença e quando deve usá-los.
Qual a diferença?
Tónico
O tónico (toner em inglês) é possivelmente o mais familiar. Trata-se de um líquido pouco viscoso que tem o propósito de eliminar restos de maquilhagem, oleosidade ou de desmaquilhante/agente de limpeza usado no passo anterior. O tónico também ajuda a melhorar a aparência dos poros e a preparar a pele para os passos seguintes (séruns, creme hidratante). Apesar de estas serem as funções primordiais de um tónico, já existem tónicos com os mais variadíssimos propósitos e para todos os tipos de pele: desde os calmantes aos mais hidratantes ou esfoliantes.
Um exemplo é o Glow Tonic da Pixi.

Essência
Essência (essence) é um líquido de viscosidade variável, mais concentradas que um tónico e menos que um sérum. Existem essências completamente líquidas como se de um tónico se tratassem, como mais viscosas que alguns séruns.
Propósito? Dependendo da concentração dos ingredientes pode ser considerado um produto de tratamento, tal como os séruns ou de preparação da pele, como um tónico.
Devem ser aplicadas depois do tónico com uma leve e breve pressão das palmas das mãos em todo o rosto.
Uma exemplo bastante popular é a Facial Treatment Essence da SK-II. A First Essence da Missha é uma opção mais acessível.
Bruma
Aqui está a categoria cujo propósito eu demorei mais tempo a perceber.
A bruma (ou mist) é um produto muito semelhante a uma água termal mas com a adição de ingredientes humectantes, emolientes e nalguns casos, filtros solares (por exemplo, a Bioderma Hydrabio Eau de soin SPF 30). Normalmente acondicionadas num frasco em spray, as brumas são úteis para repor a hidratação ou o protetor solar durante o dia, mesmo por cima da maquilhagem.
Apesar de categorias diferentes, a versatilidade deste produto permite que seja usado também como fixadoras de maquilhagem (Makeup Fixing Mist da Pixi) ou como tónico (Antioxidant Hydramist da Dermalogica).
Sérum
De textura fluída e com um elevado teor em ingredientes activos, os séruns podem ter funções antioxidantes, hidratantes, despigmentantes, entre outras. Ao contrário dos cremes, os séruns não contêm ingredientes oclusivos nem filtros solares.
Apresentam-se muitas vezes em frasco com pipeta ou doseador do tipo “pump” e deve ser aplicado antes do creme hidratante. Poderá ainda ser o último passo antes da proteção solar, para quem tem a pele oleosa
Um dos séruns mais icónicos é o Advanced Night Repair da Estée Lauder.

Ampola
Ampola é uma preparação, à partida, ainda mais concentrada que um sérum. Normalmente, as ampolas são de uso mais curto que um sérum (que pode ser usado todo o ano) e têm como objetivo potenciar ou complementar a rotina diária. Podem estar acondicionadas em frascos de pipeta mais pequenos que os do sérum ou mesmo em mini frascos de vidro selado (a verdadeira imagem de ampola).
Temos como exemplo as famosas Proteoglicanos da Martiderm.

Serão todos necessários?
Muito provavelmente não. A meu ver, a relação custo-benefício será melhor com um sérum ou ampola do que nos restantes. Na minha opinião, a decisão de incorporar alguma destas categorias na nossa rotina deverá recair sobre a lista de ingredientes e o prazer ao sentir que estamos a cuidar mais de nós.
Deixe um comentário