O contorno de olhos é das primeiras zonas a envelhecer. A pele é mais fina e delicada do que a do resto da cara e o facto de estar em constante movimento (pestanejar, franzir..) torna-a mais sujeita ao envelhecimento. Além disso, é também onde se nota mais uma noite mal dormida ou a pouca ingestão de água.

Normalmente, as preocupações quanto ao contorno de olhos são papos, olheiras, rugas e/ou linhas finas. Estes sinais começam a ser mais notórios com a idade e actualmente existem vários ingredientes a considerar.

Retinóides

Mais uma vez e tal como para o resto da pele da cara, os retinóides são os vencedores no que toca a ingrediente anti-envelhecimento. Promovem a renovação celular e estimulação da síntese do colagénio. Os retinóides também ajudam a espessar a epiderme, o que também poderá ajudar a tornar as olheiras menos visíveis. São por isso indicados para quem sofre com olheiras e rugas na zona do contorno de olhos.

Os retinóides não dão resultados imediatos e por isso a palavra chave é persistência no que toca ao seu uso. Eu recomendo o Super Eye Serum da Verso (o meu atual creme de olhos de noite). O Redermic R da La Roche Posay é uma opção mais acessível.

Vitamina K

A vitamina K é um grupo de vitaminas que funcionam como coagulantes. Por esse facto, ela está associada a uma melhoria do inchaço (papos) e descoloração na zona do contorno de olhos.

Ideal por isso para quem sofre de papos (inchaço das pálpebras) ou de olheiras vasculares (normalmente de tom azulado). Os produtos onde pode encontrar este ingrediente é o K-Vit da Sesderma e o K-Ox Eyes da Insdinceutics

Ácido hialurónico

Produtos como o Cerave Eye Repair Cream poderão ser usados de manhã (sozinho) e à noite, depois da aplicação dos retinóides. Outro exemplo de creme com ácido hialurónico é o Stress Positive Eye Lift da Dermalogica. Experimentei-o em Kuala Lumpur e ficou desde então na minha wishlist (mesmo no topo!) por ter visto um efeito de lifting instantâneo. 

Ácido hialurónico é o ingrediente indicado para a prevenção das linhas e rugas do contorno dos olhos, principalmente para quem tem a pele tendencialmente seca. Poderá ser igualmente útil para quem usa cremes com retinóides à noite, de maneira a prevenir a secura e sensibilização dessa zona.

Vitamina C

Antioxidantes podem também ser aplicados no contorno de olhos. Produtos com Vitamina C e K poderão ser especialmente úteis para quem sofre de olheiras melânicas (hiperpigmentadas, normalmente em peles mais escuras). A Vitamina C não só estimula a produção de colagénio (o que ajuda na aparência das rugas), como também interage na cadeia da melanina, deixando por isso o olhar mais luminoso.

Um dos produtos recomendados é o C-Tetra Eye da Medik8

Sempre de relembrar que a melhor prevenção que podemos fazer é usar protetor solar e se possível, usar óculos de sol. Atualmente, já muitos protetores solares são tolerados e podem ser usados na zona do contorno dos olhos. 

Foto por Engin Akyurt de Pexels