Ainda venho a tempo de apresentar os meus favoritos de 2019? (Shaaaaaaame!) Ou será mais adequado dizer “favoritos do ano do porco”? (referência ao zodíaco chinês, que é para não haver más interpretações). Seja como for, sendo eu uma ávida entusiasta em saber os favoritos das outras pessoas, venho em Fevereiro de 2020 apresentar os meus favoritos de 2019

Não são de facto muitos, pois os produtos levam algum tempo a ser “consumidos” e consequentemente opinados, uma vez que gosto de ser consistente em vez de andar a saltar de sérum em sérum.

É de salientar que a minha pele é mista a seca e tenho como preocupações desidratação e envelhecimento precoce e por isso a escolha dos meus favoritos recai sobre isso.

Limpeza – Dr. Sam’s Flawless Cleanser

Para quem me segue no instagram esta escolha era já expectável. Eu A-DO-RO este cleanser! É o gel de limpeza mais eficaz e suave ao mesmo tempo, que eu alguma vez experimentei.

O que promete: Remover maquilhagem, óleo, protetor solar e sujidade, respeitando a barreira cutânea. Adequado para pele acneíca, sensível ou madura, que pretende colmatar os problemas com ingredientes activos em produtos leave-on.

Trata-se de um gel transparente, não espumante sem fragrância e não comedogénico, que pode inicialmente parecer difícil de espalhar devido à sua textura pouco fluída. Mas acreditem, basta um pump (mais ou menos o tamanho de uma noz) de manhã e dois pumps à noite para se conseguir uma limpeza super eficaz. O mais impressionante é não sentir qualquer necessidade de um produto à base de óleo para remover a maquilhagem.

O que mais gostei: Ser super suave (já tinha dito?) e não deslipidante (i.e. não deixa aquela sensação de que removemos toda e qualquer gordura do rosto), é o gel de limpeza super prático de usar que me parece perfeitamente adequado para qualquer tipo de pele e para qualquer altura do ano.

É sem dúvida um produto que vou voltar a comprar, até porque quero investir em produtos de limpeza suaves sem grandes interferências com os ingredientes activos anti-idade da minha rotina.

Tónico – Ceramidin Tonique

Esperavam o típico tónico esfoliante? Se sim, tenho-vos a dizer que, se fizesse um top 3 para cada categoria, o Glow Tonic da Pixi estaria em segundo lugar. Mas, tal como disse no início, tendo a pele mista a seca e tendencialmente desidratada o meu foco é quase sempre no sentido de colmatar esses problemas.

O que promete: Alívio instantâneo de pele seca, desidratada e irritada. Hidratação e preparação da pele para uma maior absorção da pele

O ceramidin é um tónico, que mais se parece com uma essência (podem perceber qual a diferença neste post), cujo objetivo é acalmar, hidratar e suavizar.

Com alguma fragrância, de textura fluída e cor de pele, é super fácil e confortável de aplicar.

O que mais gostei: A sua acção calmante. Para além de ceramidas, contém ainda pantenol, extractos vegetais e centena asiatica. Acho-o especialmente útil nas noites em que aplico produto com retinóides, uma vez que sinto que ajuda a minha pele a tolerar melhor a secura que os derivados de Vitamina A podem causar.

Sérum de dia – Isdinceutics Flavo-C Ultraglicans

Eu sei que são ampolas e não sérum, mas apesar de composições e consistências diferentes, o objectivo acaba por ser o mesmo e por isso considerei e usei estas ampolas da Isdinceutics como um sérum.

O que promete: Ação antioxidante, devolvendo luminosidade à pele. Refirmar a pele e atenuar linhas finas de expressão.

Estas foram as primeiras ampolas que experimentei e não podia ter sido melhor escolha. Cada ampola dá para duas aplicações, o que para mim resultou em aplicar nas manhãs de dois dias consecutivos. Trata-se de uma solução amarelada e com alguma consistência oleosa, que facilmente se aplica em todo rosto. A absorção demora alguns minutos, os quais aproveitava para tomar o pequeno-almoço ou arrumar um pouco o quarto. Para mim foi um autêntico game changer, uma vez era já habitual sentir a pele baça e com pouca luminosidade. De salientar que há 3 anos usei o Serum 10 da Skinceuticals e as diferenças não foram tão notórias.

O que mais gostei: A uniformidade e luminosidade da tez, mesmo ao final do dia. Com o uso destas ampolas, chegava ao final do dia com um ar menos cansado.

Como estas ampolas apenas contêm 8% de ácido ascórbico é possível que acabe por optar mais vezes por concentrações um pouco mais altas, como partilhei no meu IGTV.

Sérum de noite – Dr. Sam’s Flawless Nightly Serum

Outro favorito da Dr. Sam’s. E desconfio que para o ano virão mais, que o Flawless Daily Sunscreen já está na minha wishlist há algum tempo.

O que promete: Descongestionar poros, reduzir pigmentação e vermelhidões e reduzir sinais de envelhecimento precoce. É um produto 4 em 1, que minimiza assim o risco de irritação por mistura incorrecta de ingredientes activos.

Este foi o meu sérum de noite dos últimos 6-7 meses. Usei-o alternadamente com um sérum de ação calmante/hidratante (nos últimos 2 meses foi o Phyto Corrective da Skinceuticals, um forte candidato aos favoritos 2020).

Segundo a Dr. Sam Bunting, o Nightly Serum é um produto feito para descomplicar o uso de séruns uma vez combina 4 em 1: retinoato de hidroxipinacolona (aka Granactive Retinoid, um derivado de Vitamina A), ácido azeláico (óptimo para manchas), bakuchiol (o ingrediente retinoid-like que parece fazer promessas a nível anti-idade), niacinamida (adeus poros congestionados). Posto isto, um dos benefícios do seu uso é evitar rotinas complexas e intensas que envolvem demasiados ingredientes, deixando a pele irritada. Ainda que não sinta uma notória perda de firmeza na minha pele, posso dizer que ao fim de alguns meses de usar o Nightly Serum senti que os sulcos nasogenianos (que tanto me preocupam por serem tão proeminentes) estavam mais atenuados.

O Nightly Serum tem uma textura leve, levemente cremosa mas super fácil de espalhar que deixa imediatamente a pele suave e hidratada. A embalagem estanque, super fácil de usar permite que o produto esteja em contacto com o ar apenas quando o queremos usar.

O que mais gosto: No dia a seguir acordar com uma pele super luminosa e tez uniforme. Acho um sérum perfeito para quem quiser investir numa rotina anti-idade à noite, cujas preocupações sejam desde perda de firmeza a manchas de idade, ou mesmo para quem sofre de acne na idade adulta.

Creme de olhos – Verso Super Eye Serum

Nesta secção fico-me apenas pela rotina de noite.

O que promete: Suavizar rugas, refirmar zona periocular e atenuar papos e olheiras. Produto com de Vitamina A com a vantagem de não causar irritação.

O Super Eye Serum da Verso é um creme de olhos de cor bege que contém um derivado do ácido retinóico. Com retintoato de retinilo, um éster de ácido retinóico que se converte em ácido retinóico e retinol quando aplicado, é uma óptima opção para quem procura um efeito anti-idade no contorno dos olhos. Foi o creme que usei religiosamente todas as noites durante os últimos 6-7 meses. Apesar de a marca prometer ausência de irritação devido ao facto de usar um éster do ácido retinóico, senti ainda assim, inicialmente algum ardor no contorno dos olhos. Por isso, comecei por aplicar o Super Eye Serum entre duas aplicações de um creme mais rico e inócuo (por exemplo o Eye Recovery Cream da Pestle & Mortar).

Com uma embalagem minimalista, estanque e prática, o produto é obtido por um sistema dispensador/pump que dispensa a quantidade exata para usar nos dois olhos.

O que mais gostei: Ao fim de 4-5 meses, senti uma diferença notória nas linhas do contorno dos olhos, que foram visivelmente atenuadas. Nunca senti diferenças tão visíveis na zona periocular com outro produto.

Infelizmente, por não ter o preço mais convidativo dificilmente voltarei a comprá-lo.

Hidratante – Drunk Elephant Protini

Este é já um conhecido de muita gente e podem encontrar uma review que fiz há uns meses, onde explico porque me impressionou tanto.

O que promete: Melhorar imediatamente a aparência, firmeza e textura da pele. Reduzir e atenuar as linhas, rugas e sinais de envelhecimento causados pela exposição solar.

Com uma texture em gel-creme, o que tornava a aplicação muito prazerosa, senti a pele imediatamente macia e preenchida. É um produto muito bom para pele normal, mista a seca e para quem procura um efeito preenchedor imediato ou já sente alguns sinais de envelhecimento cutâneo. Pelas reviews que li, não aconselharia a quem sofre de pele sensível ou intolerante.

O que mais gostei: Efeito de preenchimento imediato e melhoria no meu tom e grão da pele.

Até agora, foram poucos os hidratantes com os quais senti os mesmos efeitos do Protini e por isso mesmo, muito provavelmente voltarei a comprá-lo ainda que o seu preço seja um pouco proibitivo (por volta de 65 euros).

Protetor Solar – FotoUltra ISDIN Age Repair

Pára tudo! Eu juro que até agora ainda não encontrei um protetor solar tão espectacular como este!

O que promete: Proteger, reparar e reverter os sinais de fotoenvelhecimento.

Eu sei que cada pele é única, o que serve para mim não serve para ti e isso tudo MAS, se procuram por uma rotina anti-envelhecimento, um protector solar leve, mas ao mesmo tempo hidratante, absorvido rapidamente, que possa ser aplicado no contorno ocular e ÓPTIMO como base de maquilhagem, acreditem, a resposta é FotoUltra ISDIN Age Repair. Ninguém me está a pagar para escrever isto, mas muito honestamente eu não encontrei outro protetor com todas as características acima mencionadas.

O que mais gostei: Errrr, tudo! Hidratante sem pesar, não oleoso, óptimo debaixo da maquilhagem. Em resumo, é aquele protetor solar que dificilmente vais pôr de lado e que, por isso mesmo, não vai haver comprometimento da proteção solar diária.

Estou só mesmo à espera de gastar os protetores solares que tenho cá em casa para voltar a pôr as mãos neste!