Dia 25 de Janeiro, não só um Novo Ano Lunar se inicia, como também um novo ciclo do zodíaco Chinês, sendo o Rato o primeiro dos 12 signos.

Estando em Macau, no sul da China, vivo bem de perto estas celebrações que fazem as ruas e lojas encherem-se de vermelho e dourado. Apesar de ser maioritariamente celebrado na China continental, o ano novo lunar tem também influência em muitos países da Ásia, como Coreia do Sul, Singapura, Malásia, Filipinas, Vietname, Tailândia, entre outros. Como qualquer ritual Chinês, o ano novo chinês é uma altura de muitas tradições e superstições.

Corte de cabelo novo e roupa nova

Tal como no mundo ocidental, o ano novo chinês é uma altura de mudanças e novos começos e isso reflecte-se também na aparência. Cortar o cabelo e vestir algo novo nesta altura é sinal de renovação e de preparação para o novo ano.

O vermelho é a cor obrigatória nas celebrações chinesas por estar associado à prosperidade. O preto ou branco estão associados à morte e por isso há que evitar essas cores nesta altura do ano.

Limpar a casa

Limpar a casa a fundo antes do novo ano é uma tradição muito presente ainda nas novas gerações, pelo que me apercebo com alguns colegas de trabalho. É importante não entrar no novo ano lunar com coisas velhas e sujas do ano anterior, pois é pouco auspicioso. O novo ano deve ser recebido com uma atitude e casa renovada. Comprar flores, principalmente orquídeas e peónias para o novo ano também é algo que se vê muito em Macau e Hong Kong.

Lançar foguetes e assistir à dança do dragão

Lançar foguetes é a parte que menos gosto, para ser sincera. Percebo a lógica mas o barulho chega a ser insuportável para quem vive perto de um campo onde se lança os foguetes, aqui em Macau. E o problema é que começa logo de manhã!

A crença é que o barulho dos fogos de artifício assustam Nian, o monstro com aspeto de leão que, segundo a lenda, se levantou do mar para um banquete de carne humana no ano novo. Diz a tradição que quanto mais barulho, mais auspicioso será o ano para os negócios e cultivo.

A mitologia de Nian também é representada nas danças do Leão e do Dragão. Algo muito típico do sul da China, principalmente em Macau e Hong Kong e presente nas China towns de todo o mundo. Em Macau existem paradas em vários pontos da cidade durante os três primeiros dias do novo ano.

Dar dinheiro dentro dos “Lai See” (利是)

Na primeira semana do novo ano, dar envelopes vermelhos (“Lai See”) com dinheiro é uma parte muito importante da celebrações do ano novo chinês. Lai see está associado a “grande para pequeno”, “velho para jovem” e “sénior para júnior”. Por exemplo, as pessoas casadas dão dinheiro aos familiares solteiros, os chefes dão dinheiro aos seus empregados (também se aplica ao porteiro do prédio ou mesmo à empregada de limpeza) e os avós e pais são dinheiro aos netos e filhos.

Apesar de não ser Chinesa ou Macaense também eu recebo dinheiro dos meus chefes e de alguns colegas casados.

Reunião de família e amigos e visitar um templo

Tal como acontece no nosso Natal, o início do ano novo chinês é tempo de reunir a família e normalmente à volta de um grande banquete de comida. São pelo menos 3 dias seguidos a visitar familiares e a comer MUITO! Esta tradição é tão forte que nesta altura é quando se regista a maior migração do ano de todo o Mundo.

O terceiro dia do novo ano é dia de visitar o templo, acender incenso e orar às divindades para receber benção e boa sorte no próximo ano.

Edições limitadas de maquilhagem e skincare

Tenho que admitir que tenho uma perdição por edições limitadas. E as do novo ano lunar são de longe as minhas preferidas. Em Macau, por esta altura, as lojas enchem-se de vermelho e de edições limitadas dos produtos mais icónicos. A mim só me apetece comprar tudo! Quem resiste a embalagens de tons vermelhos e dourados?? Deixo-vos as que mais gosto deste ano.

1. Sulwhasoo Lunar New Year First Care Activating Serum – Como era de esperar a Sulwhasoo lançou uma edição especial para o novo ano lunar do best-seller First Care Activating Serum. Tenho-o e não me importava de ter uma edição especial, é o produto com o packaging mais luxuoso que alguma vez tive.

2. Kiehl’s Creamy Eye Treatment with Avocado Limited Edition – O tão adorado creme de olhos com abacate da Kiehl’s tem uma nova embalagem especial para o ano do rato. Tal como nos anos anteriores, a Kiehl’s fez também edições limitadas do Ultra Facial Cream e do Calendula Herbal-Extract Toner.

3. Sunday Riley Lunar New Year Good Genes Lactic Acid Treatment – A Sunday Riley lançou o famoso Good Genes Lactic Acid Treatment (na Europa apenas existe a versão com ácido glicólico) com uma embalagem especial para o ano do rato.

4. Hourglass No. 28 Lip Treatment Oil (2020 Lunar New Year Edition) – O best-seller Lip Treatment Oil da Hourglass tem uma edição especial para o novo ano lunar, com uma nova cor “At Night”, num tom vermelho-tijolo.

5. Estée Lauder Limited Edition Chinese New Year Advanced Night Repair – O icónico sérum Advanced Night Repair Synchronized Recovery Complex II numa cor vermelha linda e com um porta-chaves-amuleto em tons dourado e vermelho. Esta é a minha edição limitada favorita de 2020!

6. NARS Singapore Eyeshadow Quad (Limited Edition) – A palette de sombras de olhos no. 3972 Singapore. As cores são: Sparkling pale gold, sparkling antiqued bronze, shimmering deep rusty red and sparkling metallic brass.

Gong hei fat choy!